15 de novembro de 2015 - sload

INOVAÇÃO A PARTIR DE TODAS AS PESSOAS

Evento do Fórum de Inovação FGV em 04/11 analisou o conceito da inovação incremental dentro das organizações

O lançamento da edição brasileira do best seller americano The Idea Driven Organization (Organização Guiada por Ideias), de autoria dos professores Alan G. Robinson e Dean Schroeder, especialistas em programas de geração e captação de ideias fora do Japão, foi realizado em São Paulo, em 04 de novembro, no campus da FGV-Berrini.

O encontro foi promovido pelo Fórum de Inovação FGV (www.inovforum.org.br), grupo de estudos fundado no ano 2000, dedicado à gestão estratégica da inovação que abrange fatores como ambiente, pessoas, processos e resultados, além da liderança.

Na abertura do evento, o professor Marcos Augusto de Vasconcellos, coordenador geral do Fórum de Inovação FGV, destacou os novos enfoques sobre o tema da inovação, abordados em vários livros, dentre os quais Estratégia e Competitividade Empresarial de autoria dos professores Luiz Carlos de Sério e Marcos Augusto Vasconcelos que recebeu o Premio Jabuti em 2009.

Em seguida, o professor Antonio Carlos Teixeira Álvares ressaltou em sua palestra que  inovação significa a nova ideia que, implementada, gera resultado para a empresa. Teixeira, que é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Brasilata onde foi CEO até 2014, enfatizou a importância da inovação incremental: “Inovação não significa necessariamente tecnologia, ciência, laboratório e dinheiro, mas sim uma cultura corporativa que permeia toda a organização, assim como a cultura da qualidade. Este conceito chamamos no Fórum de Meio Inovador Interno. Pequenas ideias geram vantagens competitivas sustentáveis uma vez que normalmente não podem ser copiadas pela concorrência, pois resolvem problemas específicos da organização, afirmou Teixeira.

A palestra principal com 90 minutos de duração foi proferida pelo professor americano Alan G. Robinson, convidado especial do encontro. Este livro fala sobre como construir uma organização assim – uma organização guiada por ideias –, projetada e levada a buscar implementar sistematicamente um grande número de ideias (na sua maioria pequenas) de todos, mas, em especial das pessoas da linha de frente. Estamos cientes, é claro, que muitas organizações são famosas pela sua capacidade de inovação, mas não são guiadas por ideias no nosso ponto de vista, porque a maioria das suas ideias vem de um número limitado de departamentos altamente criativos ou talvez de um gênio solitário. Mas apesar de já serem bem-sucedidas, essas organizações teriam ainda mais sucesso, e mais inovação sustentável, se fossem guiadas por ideias, situou Robinson.

O especialista argumentou que a empresa inovadora guiada por ideias requer uma transformação gerencial. Esse processo implica manter programas de treinamento para os funcionários e identificar novas formas para aumentar a sua percepção dos problemas. Entre os vários exemplos práticos internacionais analisados no livro, a Brasilata é a única empresa da América Latina a figurar como um caso de sucesso em inovação.

O livro lançado cita textualmente, na página 24:

Como exemplo de uma organização movida a ideias, vejamos o caso da Brasilata, que tem sido citada consistentemente como uma das empresas mais inovadora do Brasil… Surpreendentemente, a Brasilata está na indústria de latas de aço, uma indústria de 200 anos que já era vista como madura antes que a União Soviética lançasse o Sputnik em 1957. Ainda assim, 75% dos produtos da Brasilata são protegidos por patente ou foram desenvolvidos nos últimos cinco anos. Como uma empresa em uma indústria tão madura pode ser reconhecida como uma das mais inovadoras do Brasil, onde a inovação normalmente está nas empresas que operam com tecnologia de aviação, energia, cosméticos e moda? Todos os anos, os quase mil “inventores” (como são chamados os seus funcionários da frente de linha) da Brasilata surgem com 150 mil ideias, das quais 90% são implementadas.

Capado livro

Ficha Técnica

Título: Organização Guiada por Ideias: Inovação a Partir de Todas as Pessoas
Autores: Alan Robinson e Dean Schroeder
Idioma: Português
Editora: Editorial M. Books
Formato: 16x23cm
Brochura, com orelhas
Revisor Técnico: Antonio Carlos Teixeira Álvares (Professor FGV/EAESP)
Apresentação: José Carlos Barbieri (Professor FGV/EAESP)
Locais de venda: livrarias e sites com E-Commerce (Amazon, Submarino, Nova PontoCom e Cultura)

 

 

 

Gestão de Idéias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>