20 de outubro de 2015 - Antonio Carlos Teixeira Alvares
O GRANDE POTENCIAL DE MELHORIAS ESTà NA LINHA DE FRENTE DAS ORGANIZAÇÕES
O best seller americano The Idea-Driven Organization: unlocking the power in bottom-up ideas, cuja edição brasileira – Organização Guiada por Ideias: inovação a partir de todas as pessoas será lançada em evento patrocinado pelo Fórum FGV/Inovação, contém revelações surpreendentes.
Os autores Robinson e Schroeder mostram no livro, por meio de exemplos muito convincentes, vários casos que comprovariam que 80% do potencial de melhorias em uma organização concentra-se nas ideias do pessoal da linha de frente. Vejam o que diz parágrafo extraÃdo do texto:
Na nossa experiência, a maioria dos gestores tem dificuldade em acreditar que há valor suficiente nas ideias dos funcionários que justifique o esforço em persegui-las. Mas, como explicaremos, cerca de 80% do potencial de aperfeiçoamento de uma organização encontra-se nas ideias da linha de frente. Isso significa que as organizações que não estão preparadas para ouvir e agir a partir das ideias da linha de frente estão usando, na melhor das hipóteses, somente um quinto dos seus mecanismos de aperfeiçoamento. E muito do seu potencial de inovação está trancado da mesma maneira. Quando os gestores adquirem a habilidade de implementar 20, 50, ou até cem ideias por pessoa por ano, tudo muda.
Um dos objetivos centrais do livro é sugerir caminhos para uma organização se tornar guiada por ideias. Como consultores do assunto, os autores mergulharam fundo nesse tipo de organização para entendê-la. Entretanto reconhecem que uma coisa é entender como funciona uma empresa guiada por ideias, outra bem diferente é saber como criar uma organização com esse foco – e esse parece ser o objetivo central do livro.
Deixe uma resposta