22 de fevereiro de 2016 - Antonio Carlos Teixeira Alvares
Verbete: IDEA-DRIVEN ORGANIZATION
Fui contatado por Isabela Mena, jornalista do portal Projeto DRAFT, especializado em inovação e em economia criativa, para abordar a origem do verbete Idea-Driven Organization.
Expliquei que o termo tinha sido usado pelos professores americanos Alan Robinson e Dean Schroeder para compor o tÃtulo do best seller The Idea-Driven Organization: unlocking the power in bottom line ideas (2014),  cuja edição brasileira Organização Guiada por Ideias: inovação a partir de todas as pessoas , foi lançada pela editora M Books no final de 2015.
Esse livro analisa dezenas de exemplos, em mais de vinte paÃses, de organizações que possuem sistemas de alto desempenho na captação de ideias dos funcionários, especialmente os de linha de frente.  Os sistemas internos de sugestões são comuns nas organizações inovadoras, mas ainda assim sofrem alguma resistência por parte da alta direção.
Expliquei que os dirigentes do alto escalão, em especial os CEOs, são profissionais muito bem preparados que tendem a não perceber muito valor nas ideias do pessoal de linha de frente, especialmente os de chão de fábrica. Mesmo aqueles que têm simpatia pelo sistema o consideram muito mais como um instrumento para melhoria do clima organizacional do que uma ferramenta para o aumento de produtividade.
O livro mostra, por meio de dezenas de exemplos analisados, que essa visão é um grande engano. Fica claro que as empresas que possuem um sistema de alto desempenho na captação de ideias, 80% das melhorias inovadoras vêm do pessoal de linha de frente. A razão é simples de entender:  esse  pessoal  enfrenta problemas que ocorrem na base da organização e que costumam estar fora do ângulo de visão da alta administração.
O portal ouviu também a opinião do professor José Carlos Barbieri que fez a apresentação da edição brasileira do livro.
Para os interessados em conhecer a reportagem completa, indico o link abaixo:
http://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-idea-driven-organization/
Deixe uma resposta