19 de janeiro de 2016 - Antonio Carlos Teixeira Alvares
Inovação tem mais a ver com cultura do que com dinheiro
É com satisfação que comunico a vcs que acaba de ser publicado na revista mundial The Canmaker o artigo de minha autoria Innovation has more to do with culture than money.
No artigo é destacada a importância do meio inovador interno (internal innovative environment)  para estimular a criatividade de todas as pessoas em todas as áreas da organização, provocando a geração de ideias em todos os nÃveis hierárquicos dentro das empresas, fator determinante para a obtenção de soluções inovadoras, especialmente nas indústrias maduras.
O artigo comenta que o conceito da cultura interna da inovação foi analisado em profundidade no livro “The Idea Driven Organizationâ€, lançado em 2014 nos Estados Unidos onde se tornou um best seller. A edição brasileira Organização Guiada por Ideias, da editora M.Books, está no mercado desde novembro de 2015. Escrito pelos professores norte- americanos Alan Robinson e Dean Schroeder, o livro registra mais de 60 casos de empresas, em diversos paÃses e ramos de atividade, a maioria pertencente a setores maduros da economia (têxtil, móveis, hospitais e outros), que conseguiram gerar elevado número de inovações por meio de sistemas internos de sugestões.
Quanto à ideia de que investir em inovação é difÃcil para empresas de setores maduros por envolver elevados recursos com laboratórios e cientistas, trata-se de um grande engano. Inovação é muito mais uma questão de cultura interna da empresa.
Fac-sÃmile do artigo original em inglês pode ser acessado no link abaixo:
Innovation-has-more-to-do-with-culture-than-money.pdf
Dr. Teixeira, parabéns pela sua matéria. Nada é mais atual em tempos de crise, do que falar em inovação. A sobrevivência dos negócios e dos futuros empreendimentos está diretamente associado a capacidade, talento e a liberdade para inovar. Gestores deverão cada vez mais, facilitar e estimular suas equipes na busca do novo, do viável, passÃveis de substituir projetos onerosos por outros mais adequados ao momento, garantindo a imagem da empresa no mercado em que atua.
Iris, a sua opinião é muito importante para mim dado o seu amplo conhecimento como consultora da área de gestão. Obrigado pelos cumprimentos